O Boi-bumbá em (des)enredos entre “Catirinas” e “Pavulagens”

Autores

  • Tainá Maria Magalhães Façanha universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Pará, Belém, Boi-Bumbá, Prática musical, Etnomusicologia

Resumo

Este texto discute o contexto da construção do enredo do “Boi Pavulagem”, um auto de Boi-Bumbá organizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem em Belém do Pará. O artigo inicia com uma revisão bibliográfica inicial sobre o Boi-Bumbá no Pará, seguida da descrição do contexto do Instituto Arraial do Pavulagem na atualidade. Por fim, foram analisadas as relações tecidas entre os enredos do Boi-Bumbá em Belém e o enredo dos Arrastões Juninos do Instituto Arraial do Pavulagem. Como resultado parcial dessa pesquisa em andamento, pôde-se perceber que os enredos dos Bois-Bumbá de Belém se constroem por meio de uma narrativa dramática e encenada, baseada num discurso de tradicionalidade e manutenção de personagens e rituais antigos, enquanto os cortejos do Arrastão Junino, promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, se baseiam numa narrativa musical, influenciada pelo hibridismo de práticas musicais que ocorrem dentro do Instituto, deixando-o mais permeável às mudanças e ressignificações provocadas pelo atual contexto sociocultural urbano.

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Biografia do Autor

Tainá Maria Magalhães Façanha, universidade Federal do Pará

Mestranda em etnomusicologia na Universidade Federal do Pará

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

Façanha, Tainá Maria Magalhães. 2019. “O Boi-Bumbá Em (des)enredos Entre “Catirinas” E ‘Pavulagens’”. Música Em Contexto 13 (1):18-35. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/25842.

Edição

Seção

Artigos