"Nas fontes do Nilo"
a escrita criativa como ferramenta para trabalhar nas visões coloniais dos estudantes
Palavras-chave:
Estudos pós-coloniais, Método de ensino etnomusicológico, Etnografia performativa, Imagem africana, Escrita criativaResumo
Este artigo descreve as experiências com um método de ensino etnomusicológico no campo da etnografia performativa na Alemanha. Em um processo de escrita criativa, os alunos são convidados a desenvolver uma etnografia fictícia de um grupo de pessoas “nas origens do Nilo”. Com base nos textos, as discussões são realizadas em sala de aula para desconstruir a “imagem da África” dos alunos e tematizar as teorias pós-coloniais. O autor descreve o desenho do projeto e avalia os resultados de quatro aplicações do projeto em diferentes instituições alemãs para o ensino superior. Isso mostra que os estudantes têm estereótipos consistentes de culturas africanas e suas músicas que são geradas principalmente pela mídia alemã e filmes internacionais. O feedback dos estudantes e as reflexões críticas levam à questão de como é possível discutir os estereótipos coloniais e as visões de um mundo racista nos ensinamentos etnomusicológicos sem, ao mesmo tempo, reproduzi-los.
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