"Nas fontes do Nilo"

a escrita criativa como ferramenta para trabalhar nas visões coloniais dos estudantes

Autores

Palavras-chave:

Estudos pós-coloniais, Método de ensino etnomusicológico, Etnografia performativa, Imagem africana, Escrita criativa

Resumo

Este artigo descreve as experiências com um método de ensino etnomusicológico no campo da etnografia performativa na Alemanha. Em um processo de escrita criativa, os alunos são convidados a desenvolver uma etnografia fictícia de um grupo de pessoas “nas origens do Nilo”. Com base nos textos, as discussões são realizadas em sala de aula para desconstruir a “imagem da África” dos alunos e tematizar as teorias pós-coloniais. O autor descreve o desenho do projeto e avalia os resultados de quatro aplicações do projeto em diferentes instituições alemãs para o ensino superior. Isso mostra que os estudantes têm estereótipos consistentes de culturas africanas e suas músicas que são geradas principalmente pela mídia alemã e filmes internacionais. O feedback dos estudantes e as reflexões críticas levam à questão de como é possível discutir os estereótipos coloniais e as visões de um mundo racista nos ensinamentos etnomusicológicos sem, ao mesmo tempo, reproduzi-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nepomuk Riva, Dr, University of Hildesheim

Nepomuk Riva estudou musicologia e teologia em Heidelberg e Berlim. Sua dissertação é um estudo sobre as tradições escritas e orais da música da igreja camaronesa, que fazia parte da Escola de Pós-Graduação “Schriftbildlichkeit” na Freie Universität Berlin. Mais tarde, trabalhou como pesquisador associado na Universidade Humboldt, em Berlim, e também trabalhou na Universidade de Música, Teatro e Mídia em Hanover, em um projeto sobre a representação da África na história da música européia. No Center for World Music, Nepomuk Riva é o coordenador da Escola de Pós-Graduação do SDG. Desde a sua experiência de ensino nos Camarões e na África do Sul, Nepomuk Riva tem estado particularmente interessado no intercâmbio intercultural através da aprendizagem mútua. Por muitos anos também trabalhou como editor freelancer para várias empresas de televisão e empresas de produção alemãs e vinculou pesquisas de campo a projetos de documentários.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Riva, Nepomuk. 2018. “‘Nas Fontes Do Nilo’: A Escrita Criativa Como Ferramenta Para Trabalhar Nas Visões Coloniais Dos Estudantes”. Música Em Contexto 12 (1):115-23. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/23570.

Edição

Seção

Artigos