Música nos tempos coloniais:

um olhar a partir da prática musical em Minas Gerais hoje

Autores

  • Barbara Alge Goethe Universität Frankfurt/Main

Palavras-chave:

Música Colonial Mineira, narrativas, fontes históricas, pós-colonialismo, Minas Gerais

Resumo

Este artigo se dedica à narrativas sobre a Música Colonial Mineira, Música Barroca Mineira ou, simplesmente, Música Mineira. Se trata de música composta nos tempos coloniais em Minas Gerais, na maioria das vezes, com um fim litúrgico. Hoje em dia, esta música continua sendo interpretada em Minas Gerais por grupos musicais nos templos religiosos e nos palcos em contextos de festas religiosas ou concertos, muitas vezes na base de manuscritos encontrados em acervos de bandas de música locais ou na base de edições desses manuscritos feitas por “autoridades musicais”, isto é, pessoas com estudos de música. Partindo duma contextualização histórica da música produzida durante o ciclo de ouro em Minas Gerais, o artigo examina diversos discursos sobre esta música, influenciados por narrativas da historiografia, tanto do meio acadêmico como de comunidades locais. Ele mostra também o papel que estes discursos têm na prática musical em Minas Gerais hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Alge, Barbara. 2017. “Música Nos Tempos coloniais:: Um Olhar a Partir Da prática Musical Em Minas Gerais Hoje”. Música Em Contexto 11 (1):143-71. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11132.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha C