Musicalização, psicomotricidade e capoeira

uma proposta de intervenção

Palavras-chave: Musicalização, Psicomotricidade, Capoeira

Resumo

O presente artigo trata sobre possíveis interações entre movimento e música – psicomotricidade e musicalização – partindo da imersão no universo da capoeira e culminando na composição de uma proposta de intervenção. Para a realização dessa intervenção foi descrito como as aulas deveriam ocorrer, seguido da descrição de como desenvolver os jogos e brincadeiras durante a aula. Por fim, foi explicado como as atividades poderiam ser avaliadas para identificar se os objetivos foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pamplona Baccino, Universidade Federal do Pará

Me., atualmente trabalha no Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da UFRA. Na licenciatura em História fez Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a importância de biografias para o entendimento da realidade. No curso de Educação Física (na UEPA) seu TCC tratou sobre o ensino da capoeira nas escolas. Fez especialização em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Por meio da educação patrimonial elaborou proposta de ensino de toques de berimbau da capoeira. Já no Curso de Mestrado em Artes na UFPA, desenvolveu pesquisa em etnomusicologia com o título Berimbau na ARUÃ Capoeira de Belém do Pará: contexto, toques, cantigas, execução e transmissão. É membro da International Society for Music Education, professor de capoeira e autor do livro “Ensino Escolar da Capoeira: temas básicos e atividades” pela editora SantMel.

Referências

Assunção, Francine Paroschi Amaral, Helena Brandão Viana, Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho. 2015. “Contribuições psicopedagógicas e musicais para o desenvolvimento psicomotor”. Horizontes Revista de Educação 3, no. 6, 109-118.

Baccino, Marcelo Pamplona. 2011. “Capoeira e educação patrimonial em Belém do Pará: discutindo uma proposta de ensino de toques de berimbau”. Monografia de Especialização em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial, Faculdade Integrada Brasil-Amazônia.

Baccino, Marcelo Pamplona. 2013a. Ensino Escolar da Capoeira: temas básicos e atividades. Belém: SantMel.

Baccino, Marcelo Pamplona. 2013b. “Berimbau na ARUÃ Capoeira de Belém do Pará: contexto, toques, cantigas, execução e transmissão”. Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará.

Bourscheidt, Luís. 2008. “A aprendizagem musical por meio da utilização do conceito de totalidade do sistema Orff / Wuytack”. Dissertação de Mestrado em Música, Universidade Federal do Paraná.

Breda, Omri Ferradura. s.d. “Vinculação – Método de Capoeira – Educação Brincadeira de Angola”. Disponível em http://rede.novaescolaclube.org.br, acessado em 18 out 2017.

Faria, Alcídia Magalhães. 2011. Lateralidade: implicações no desenvolvimento infantil. 2a. ed. Rio de Janeiro: Sprint.

Fernandes, Fabio Araújo. 2009. “A Capoeira Amazônica: políticas públicas e sustentabilidade cultural em Belém”. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Planejamento do Desenvolvimento, Universidade Federal do Pará.

Figueiredo, Sérgio. L. F. “A educação musical do século XX: os métodos tradicionais”. In A música na escola, coordenado por Gisele Jordão, Renata Alluci, Sergio Molina e Adriana Terahata, 85-87. São Paulo: Alluci & Associados Comunicações. Disponível em http://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf, acessado em 06 mar 2019.

Freire, Paulo. 2011. Pedagogia do oprimido. 50a. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Gallahue, David L. 2005. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3a. ed. São Paulo: Phorte.

Kuroda, Talita Miyuki. 2005. “A influência da música no desenvolvimento psicomotor”. Trabalho de conclusão de curso de bacharelado em Educação Física, Universidade Federal do Paraná.

Mestre Xaréu. 2009. Capoeira Regional: a escola do Mestre Bimba. Salvador: EDUFBA

Publicado
2019-07-05
Como Citar
Baccino, Marcelo. 2019. “Musicalização, Psicomotricidade E Capoeir”a. Música Em Contexto 13 (1), 138-49. http://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/26593.
Seção
Artigos