Saberes e práticas musicais em Roraima

um panorama dos estudos acadêmicos

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa em música, Bibliografia, Estado do conhecimento

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma primeira análise sobre um estado do conhecimento que reuniu monografias, artigos científicos e publicações em anais de congressos que, com maior ou menor ênfase, abordaram aspectos sobre a música no estado de Roraima. Nesta oportunidade, depois de discorrermos sobre aspectos metodológicos, caracterizamos a produção a partir de diferentes critérios, como área de conhecimento e instituição à qual o trabalho se vinculou. Por fim, atendendo à proposta deste dossiê, revisamos os escritos no que se refere às temáticas, quais sejam, saberes e práticas, territorialidades e fronteiras, relações étnico-raciais e de gênero, identidades, formação e políticas públicas e patrimonialização. Assim, o artigo contribui apresentando um estudo sistematizado, ainda em fase inicial, sobre a produção bibliográfica que discute aspectos sobre a música em Roraima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade Federal de Roraima

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É membro dos grupos de pesquisa Autonarrativas de práticas musicais (NarraMus) e Musicologia na Amazônia (MusA) e pesquisa a formação e atuação de professores de música em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas.

Gustavo Frosi Benetti, Universidade Federal de Roraima

Professor do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em História e Bacharel em Música pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-Doutoramento em Artes / Musicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É líder do grupo de pesquisa Musicologia na Amazônia (MusA) e pesquisa música e história no Brasil. Realizou a edição crítica de A música no Brasil (1908), de Guilherme de Mello, primeira obra do gênero no país.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Almeida, Jéssica de, e Gustavo Frosi Benetti. 2019. “Saberes E práticas Musicais Em Roraima: Um Panorama Dos Estudos Acadêmicos”. Música Em Contexto 13 (1):93-99. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/26590.

Edição

Seção

Artigos