Saberes e práticas musicais em Roraima

um panorama dos estudos acadêmicos

Palavras-chave: Pesquisa em música, Bibliografia, Estado do conhecimento

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma primeira análise sobre um estado do conhecimento que reuniu monografias, artigos científicos e publicações em anais de congressos que, com maior ou menor ênfase, abordaram aspectos sobre a música no estado de Roraima. Nesta oportunidade, depois de discorrermos sobre aspectos metodológicos, caracterizamos a produção a partir de diferentes critérios, como área de conhecimento e instituição à qual o trabalho se vinculou. Por fim, atendendo à proposta deste dossiê, revisamos os escritos no que se refere às temáticas, quais sejam, saberes e práticas, territorialidades e fronteiras, relações étnico-raciais e de gênero, identidades, formação e políticas públicas e patrimonialização. Assim, o artigo contribui apresentando um estudo sistematizado, ainda em fase inicial, sobre a produção bibliográfica que discute aspectos sobre a música em Roraima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade Federal de Roraima

Professora do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É membro dos grupos de pesquisa Autonarrativas de práticas musicais (NarraMus) e Musicologia na Amazônia (MusA) e pesquisa a formação e atuação de professores de música em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas.

Gustavo Frosi Benetti, Universidade Federal de Roraima

Professor do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em História e Bacharel em Música pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-Doutoramento em Artes / Musicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É líder do grupo de pesquisa Musicologia na Amazônia (MusA) e pesquisa música e história no Brasil. Realizou a edição crítica de A música no Brasil (1908), de Guilherme de Mello, primeira obra do gênero no país.

Referências

Albuquerque, Teresa K. A. 2013. As quadrilhas juninas e suas transformações culturais nos festivais folclóricos em Boa Vista-Roraima (2001-2011). Dissertação de Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas.

Bastos, Rafael J. M. 1974. Las músicas tradicionales del Brasil. Revista Musical Chilena 125 (28): 21-77.

Bispo, Antonio A. 1994a. Roraima na Musicologia. Brasil-Europa: correspondência euro-brasileira 31 (6).

Bispo, Antonio A. 1994b. Theodor Koch-Grünberg (1872-1924): 70 anos de morte. Brasil-Europa: correspondência euro-brasileira 31 (6).

Costa, Edlamar M. 2013. As práticas lúdicas na comunidade indígena Tabalascada em Roraima. Dissertação de Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas.

Feitosa, Suênia K. A. 2014. Recepção do Movimento Roraimeira: identificação, apropriação e construção identitária. Dissertação de Mestrado em Letras, Universidade Federal de Roraima.

Feitosa, Suênia K. A. 2017. Recepção do Movimento Roraimeira: identificação, apropriação e construção identitária. Anais do XV Congresso Internacional da ABRALIC: 3458-3469.

Feitosa, Suênia K. A. e Roberto Mibielli. 2012. Movimento Roraimeira: recepção e identidade. Anais do III Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário: 393-197.

Fioretti, Elena C. e Rosangela Duarte. 2000. A música como elemento intercultural: uma abordagem para uma educação multicultural. Boletim do Museu Integrado de Roraima 6: 17-24.

Oliveira, Rafael S., Cátia M. Wankler, e Carla M. Souza. 2009. Identidade e poesia musicada: panorama do Movimento Roraimeira a partir da cidade de Boa Vista como uma das fontes de inspiração. Revista Acta Geográfica 6 (3): 27-37.

Pereira, Abraão J. 2018. O festejo intercultural do Canauanim: um veículo de divulgação, fortalecimento e manutenção da cultura Wapixana em Roraima. Revista Teias 53 (19): 179-191.

Peres, Linda. 2013. Cantos e danças indígenas: a ressignificação do conhecimento tradicional da comunidade Boca da Mata no processo das transformações contemporâneas. Dissertação de Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas.

Santos, Jucicleide P. M. e Devair A. Fiorotti. 2015. Os cantos indígenas Macuxi e Taurepang: possibilidades. Revista Philologus 63 (21): 1650-1661.

Silva, Jefferson T. S. M. e Gustavo F. Benetti. 2014. Implantação do primeiro curso de licenciatura em música no estado de Roraima. Anais do VIII Encontro Regional Norte da ABEM: 1-11.

Silva, Marcos V. F. 2018. Migrantes em Boa Vista: subjetividade da música gaúcha presente nas manifestações juninas boa-vistenses. Anais do XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música: 1-10.

Silva, Marcos V. F., Leila A. Baptaglin, e Gustavo F. Benetti. 2017. Ambientação musical por meio do Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência de Boa Vista-RR. Anais da IV Jornada de Etnomusicologia: redes colaborativas de saberes: 98-104.

Souza, Glaciele H. 2013. Lugar e identidades em Ben Charles e Neuber Uchôa. Dissertação de Mestrado em Letras, Universidade Federal de Roraima.

Publicado
2019-07-05
Como Citar
Almeida, Jéssica de, e Gustavo Benetti. 2019. Saberes E Práticas Musicais Em Roraima. Música Em Contexto 13 (1), 93-99. http://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/26590.
Seção
Artigos