Banda Daniel Nascimento e o arraial da catequese

reflexos de uma atividade musical nas politicas públicas de um município

  • Tirsa Gonçalves universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Identidade, Banda de música, Daniel Nascimento

Resumo

Este artigo discute o papel da Banda Daniel Nascimento como um agente de mudança social afim da reconstrução dos valores éticos para o crescimento do município de Paragominas (PA). Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma observação participativa durante a apresentação pública da banda durante os festejos no arraial da catequese da Colônia do Uraim, zona rural de Paragominas. Em seguida, analisou-se os resultados dessa observação a partir do modelo tripartite de Nattiez e dos questionamentos sobre a relação entre música e sociedade feitos por Mukuna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tirsa Gonçalves, universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Pará.

Referências

Seeger, Anthony. 2015. Por que cantam os Ksêdjê? São Paulo: Cosac/Naiffy.

Assmann, Jan. 2008. Communicative and cultural memory. In Erll, Astrid, e Asgar Nunning (Ed.). Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook. Berlin; New York: De Gruyter, p. 109-118.

Bergamin, Maxiely Scaramussa. 2015. Paragominas: a experiência para se tornar um município verde na Amazônia. Belém, PA: Marques Editora.

Blacking, John. 2007. Música, cultura e experiência. Cadernos de campo v. 16 n. 16, 201-218. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p201-218

Geertz, Clifford. 2008. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC.

Leal, Luiz Augusto Pinheiro. 2005. “Capoeira, Boi-Bumbá e política no Pará republicano (1889-1906)”. Afro-Ásia 32, 241-269.

Merriam, Alan. 1964. The Anthropology of Music. Evanston, Northwestern University Press.

Mukuna, Kazadi. 2008. Sobre a Busca Da Verdade Na Etnomusicologia. Revista USP, nº 77 (maio), 12-23. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i77p12-23.

Nattiez, Jean Jacques. 2002. O modelo tripartite de semiologia musical: o exemplo de La Cathédrale engloutie, de Debussy. Revista debates nº 6, 7-39.

Publicado
2019-06-30
Como Citar
Gonçalves, Tirsa. 2019. Banda Daniel Nascimento E O Arraial Da Catequese. Música Em Contexto 13 (1), 07-17. http://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/25655.
Seção
Artigos