Nacionalismo no metal brasileiro parte 1

uma introdução

Autores

Palavras-chave:

Nacionalismo, Rock, Heavy metal, Ritmo, Melodia, Timbre, Mário de Andrade

Resumo

Esse artigo é uma introdução ao nacionalismo em música e seus usos para a criação de uma percepção identitária no Metal produzido no Brasil. Para alcançar esse objetivo, pretendo investigar quais os sinais evidentes que o público do Metal procura e o que as bandas exibem, para marcar seu pertencimento à cultura brasileira. Dessa forma, procuro analisar o uso de determinada simbologia da cultura local/nacional em produções audiovisuais como forma de, por um lado, criar uma identificação com as práticas musicais locais, e por outro lado, criar um diferencial em relação às tradicionais bandas de metal estrangeiras. Esse texto inicia com uma abordagem histórica sobre a construção do nacionalismo musical brasileiro por meio do uso constante de certos padrões de ritmo, melodia e timbre, para depois abordar as características do gênero Rock em geral e do Rock no Brasil. Em seguida tratarei sobre o gênero Metal no Brasil e finalizo com uma proposta de referenciais teóricos para essa análise etnomusicológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo L Ribeiro, Dr, Universidade Federal de Sergipe / Universidade de Brasília

Dr., professor de música na Universidade de Brasília, Brasil. Possui Bacharelado em composição musical, e mestrado e doutorado em etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia. É autor de “As Taieieras”, um livro sobre grupos tradicionais no Nordeste do Brasil, e “Da fúria à melancolia” sobre a cena metal em uma pequena cidade do Brasil. Atualmente é editor-chefe do periódico Música em Contexto.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Ribeiro, Hugo L. 2018. “Nacionalismo No Metal Brasileiro Parte 1: Uma introdução”. Música Em Contexto 12 (1):124-50. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/23571.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)