A fenomenalidade das coisas

pesquisa musical na era da internet

Palavras-chave: Internet Era, Internet das coisas, Fenomenalidade, Virtualidade, Etnografia virtual

Resumo

Uma civilização moderna caracterizada na aurora da Internet das Coisas transformou consideravelmente o estilo de vida humano que dá magnitude drástica às conexões virtuais que fazemos com o ambiente através de dispositivos mediados por computador. Essa nova experiência de vida potencialmente altera os padrões de ver e pensar. Daí em diante, as formas de entender a música na era da Internet não são mais lineares e singulares, enquanto os hábitos convencionais de pensamento e trabalho etnográficos devem ser reexaminados. À medida que o surgimento da Internet e da virtualidade reconfigura a concepção das dimensões temporais e espaciais, o conhecimento existente da música considerado “real” e “autêntico” pode se tornar inadequado hoje, já que todos os outros atributos que mudam ao longo do tempo e espaços podem ter sido desconsiderados de serem parte da realidade. Uma recente pesquisa de doutorado em música budista, que emprega uma metodologia em etnografia virtual, embarca em uma perspectiva de ideias paralelas em fenomenalidade e virtualidade que é feito sob medida para o surgimento da Internet. Costuma-se prever que tanto a metodologia etnográfica posicionada neste estudo quanto as aparências problemáticas da música se tornariam problemáticas para os etnógrafos. No entanto, uma das descobertas deste estudo demonstra que essas questões típicas poderiam ser resolvidas pela consideração do seguinte: a propriedade virtual da música é considerada integral à realidade; e a causa da fenomenalidade na construção do objeto etnográfico é significativamente considerada. Embora a natureza da música adquira uma extensa compreensão da filosofia budista, este estudo propõe uma possível abordagem no sentido de fazer pesquisas contemporâneas na música como uma forma de conhecimento.

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Biografia do Autor

Ow Wei Chow, Universiti Putra Malaysia

Chow Ow Wei trabalha atualmente no Departamento de Música da Universiti Putra Malaysia. Está ativamente envolvido em pesquisas acadêmicas que se concentram em musicologia cultural, etnografia virtual e estudos culturais digitais. Ele contribuiu com numerosos artigos em revistas acadêmicas e publicações para as quais ele escreveu sobre tópicos que vão desde música relacionada ao budismo à mídia online e identidade social no movimento musical local. Tendo trabalhado anteriormente como colunista de jornal e conferencista, ele também tem atuado como administrador, editor, tradutor, fotógrafo, designer gráfico e pesquisador cultural em seus empreendimentos multidisciplinares. Seus interesses incluem assuntos relacionados à música, cultura, ética, humanidade, filosofia e as formas científicas de conhecer.

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Publicado
2018-12-20
Como Citar
Chow, Ow Wei. 2018. A Fenomenalidade Das Coisas. Música Em Contexto 12 (1), 48-64. http://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/23511.
Seção
Artigos