O Brasil feliz de novo

uma análise retórica do jingle do Partido dos Trabalhadores

Autores

  • Guilherme Leonardo Araujo Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

canção, persuasão, comunicação, jingle

Resumo

O presente artigo apresentou uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do Partido dos Trabalhadores. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da sua narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Araujo, Guilherme Leonardo. 2018. “O Brasil Feliz De Novo: Uma análise retórica Do Jingle Do Partido Dos Trabalhadores”. Música Em Contexto 12 (1):151-65. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/21988.

Edição

Seção

Artigos