UM ESTUDO SOBRE A IMPROVISAÇÃO MUSICAL DE CRIANÇAS NUM CONTEXTO MUSICAL INTERATIVO/REFLEXIVO

Autores

  • Rosane Cardoso de Araújo Universidade Federal do Paraná
  • Anna Rita Adessi Universidade de Bologna

Palavras-chave:

improvisação musical, criatividade, contexto musical interativo/reflexivo, MIROR Project, MIROR Impro

Resumo

Neste artigo é apresentado um estudo sobre o processo de improvisação musical de duas crianças em contexto musical interativo/reflexivo. Os dados foram coletados na Itália dentro do Projeto MIROR
(Music Interaction Relaying On Reflexion/7° Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da União Europeia), polo da Universidade de Bolonha. Várias sessões de improvisação foram realizadas com duas crianças de 8 anos que brincavam juntas em um teclado preparado com o sistema musical interativo / reflexivo “MIROR Impro“ e também em um teclado normal, sem o sistema. As análises do estudo de caso foram baseadas na observação de gravações de vídeo recolhidos durante as sessões. Em um processo de microanálise, foram estudadas as improvisações das crianças com base nas categorias de Torrence e Ball e também discutidas por meio da Teoria do Fluxo de Csikszentmihalyi. Os resultados indicam que a prática de improvisação musical das crianças, sob o ponto de vista criativo, traz indicadores de criatividade como movimento, combinação de ideias, fantasia e emoção. A análise qualitativa e quantitativa desse estudo demonstraram que esses comportamentos criativos forram mais evidentes quando as crianças executavam o sistema MIROR Impro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Cardoso de Araújo, Universidade Federal do Paraná

Professora UFPR

Anna Rita Adessi, Universidade de Bologna

Professora da UNIBO

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

Araújo, Rosane Cardoso de, e Anna Rita Adessi. 2014. “UM ESTUDO SOBRE A IMPROVISAÇÃO MUSICAL DE CRIANÇAS NUM CONTEXTO MUSICAL INTERATIVO REFLEXIVO”. Música Em Contexto 8 (1):76-91. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11107.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha A