UM ESTUDO SOBRE A IMPROVISAÇÃO MUSICAL DE CRIANÇAS NUM CONTEXTO MUSICAL INTERATIVO/REFLEXIVO
Palavras-chave:
improvisação musical, criatividade, contexto musical interativo/reflexivo, MIROR Project, MIROR ImproResumo
Neste artigo é apresentado um estudo sobre o processo de improvisação musical de duas crianças em contexto musical interativo/reflexivo. Os dados foram coletados na Itália dentro do Projeto MIROR
(Music Interaction Relaying On Reflexion/7° Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da União Europeia), polo da Universidade de Bolonha. Várias sessões de improvisação foram realizadas com duas crianças de 8 anos que brincavam juntas em um teclado preparado com o sistema musical interativo / reflexivo “MIROR Impro“ e também em um teclado normal, sem o sistema. As análises do estudo de caso foram baseadas na observação de gravações de vídeo recolhidos durante as sessões. Em um processo de microanálise, foram estudadas as improvisações das crianças com base nas categorias de Torrence e Ball e também discutidas por meio da Teoria do Fluxo de Csikszentmihalyi. Os resultados indicam que a prática de improvisação musical das crianças, sob o ponto de vista criativo, traz indicadores de criatividade como movimento, combinação de ideias, fantasia e emoção. A análise qualitativa e quantitativa desse estudo demonstraram que esses comportamentos criativos forram mais evidentes quando as crianças executavam o sistema MIROR Impro.
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