Foco e Escopo

A Revista MÚSICA EM CONTEXTO é uma publicação impressa do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília, que tem como objetivo divulgar trabalhos inéditos de caráter científico na área de música, dirigidos ao desenvolvimento prático-teórico do saber musical. Os artigos devem ter como orientação a visão de música como um fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo às suas discussões conceituais sob ótica contextualizada e atualizada.

Para tanto, a Revista tem interesse específico na publicação de trabalhos voltados para as seguintes temáticas:

1. Tradições e transformações do conhecimento musical;
2. Desenvolvimento crítico do pensar e fazer musical;
3. Formas da construção e comunicação da música;
4. Processos de interpretação musical contextualizados;
5. Concepções e vivências no ensino e na aprendizagem da música;
6. Formas de ensino e aprendizagem musical em contextos diversificados.

Para estimular e disseminar a produção do conhecimento em música, a Revista MÚSICA EM CONTEXTO pretende também publicar Resenha de Livros editados no Brasil ou no exterior, bem como Resumo das dissertações de Mestrado concluídas no PPG-MUS da UnB.

Artigos: Trabalhos de pesquisa, segundo as diretrizes de construção científica do conhecimento, que apresentem uma clara contribuição para o desenvolvimento do conhecimento musical em uma das temáticas de interesse da Revista. Os artigos devem conter ampla revisão bibliográfica acerca da questão de pesquisa, referencial teórico-conceitual e metodológico adotado, resultados alcançados e contribuições do trabalho.

Resenhas de Livros: Resenha de livro recentemente publicado
(no mesmo ano ou ano anterior àquele da Revista), contendo: breve informação sobre o(s) autor(es); campo e abrangência de estudo da obra; as idéias principais e seus respectivos fundamentos e desenvolvimentos; e uma apreciação crítica mencionando as principais contribuições da obra para o campo de estudo.

A Revista MÚSICA EM CONTEXTO aceita textos nos idiomas português, espanhol ou inglês. 

Os trabalhos submetidos devem primar pela seriedade de propósitos, veracidade dos fatos apresentados, revelarem senso crítico e ético apurados, sendo as opiniões emitidas de exclusiva responsabilidade dos autores.

Ao submeterem textos para publicação na Revista, os autores serão os responsáveis pelas opiniões que emitem, assim como serão legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui uma infração ao direito de autor, isentando a Revista de qualquer responsabilidade.

Será também de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) a
exatidão das referências bibliográficas e as citações corretas ao longo do texto.

 

Políticas de Seção

Conselho Editorial

Composto por pesquisadores atuando no âmbito acadêmico nacional e internacional com produção e expertise nas áreas e temáticas desenvolvidas nesta publicação.

Editores
  • Hugo Leonardo Ribeiro e Matthias Lewy
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Espaço dedicado ao prefácio Editorial da revista.

Editores
    • Hugo Leonardo Ribeiro e Matthias Lewy
Resenhas
 
Seção dedicada à publicação de resenhas de livros recentemente publicados

(no mesmo ano ou ano anterior àquele da Revista), contendo: 
- breve informação sobre o(s) autor(es);
- campo e abrangência de estudo da obra;
- as idéias principais e seus respectivos fundamentos e desenvolvimentos;
- e uma apreciação crítica mencionando as principais contribuições da obra para o campo de estudo.

Dissertações Defendidas

Seção reservada à publicação dos resumos (com links aos textos completos) das dissertações defendidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação "Música em Contexto".

Sobre os autores

Seção dedicada à informações sobre os autores dos trabalhos publicados em cada edição da revista.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos à publicação da Revista MÚSICA EM CONTEXTO serão inicialmente avaliados pela Comissão Editorial, que examinará a adequação do trabalho às Normas Técnicas da Revista; cada trabalho será a seguir analisado por dois pareceristas, que desenvolvam trabalhos similares aos propostos, que levarão em conta os critérios estabelecidos nas diretrizes de avaliação (ver seção).

A revista opera com o sistema de avaliação cega por pares (peer-blind review). Os trabalhos submetidos são avaliados por pelo menos 2 pareceristas, membros do Conselho Editorial de âmbito internacional. 

As submissões são feitas por meio de chamadas anuais, convites específicos e traduções de artigos relevantes escritos em língua estrangeira.

O tempo médio entre submissão e divulgação dos resultado é de 2 meses.

 

Periodicidade

Essa revista tem periodicidade anual e é também impressa em papel. A partir de 2015 passou a ser publicada somente online.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Histórico da Revista

A Revista MÚSICA EM CONTEXTO foi criada em 2006 como publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB.

O primeiro volume foi publicado em 2007 sob a coordenação da Profa. Beatriz Magalhães Castro (Coordenadora 2004-2007). A partir de 2011 a "Música em Contexto" adotou o regime de co-edição com a participação de co-editores convidados sob a supervisão da Profa. Beatriz Magalhães Castro, Editora-chefe da revista. 

Os artigos e trabalhos refletem não somente a produção intelectual vinculada do programa como também atividades nele desenvolvidas. Estas incluem as Conferências e Workshops como também resultados de eventos e iniciativas do programa, entre outros. 

Este último possibilitou a criação de uma seção específica, inédita no país, dedicada a homenagens póstumas a pesquisadores e artistas na área da música, focando suas contribuições específicas à área.

 

Ficha Catalográfica

Música em contexto: revista do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da Universidade de Brasília. - ano 1, v. 1 (ago. 2007) -. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2007 -.

Anual
ISSN:19805802 

1. Música – Periódicos. I. Universidade de Brasília. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação Música em Contexto.

CDU 78(05)

 

Agradecimentos

Agradece-se ao apoio da Direção da BCE e Vice-Direção e equipe da BCE no desenvolvimento do Portal UnB na plataforma SEER.