Provisão de Bens Públicos globais

o comportamento do Brasil, Índia e África do Sul nas agendas de segurança e meio-ambiente

Autores

  • Pascoal Carvalho Gonçalves Unicamp/Fundação João Pinheiro
  • Taiane Las Casas Campos PucMinas

Palavras-chave:

Potências médias, ação coletiva, agendas multilaterais

Resumo

O artigo analisa o comportamento de Brasil, Índia e África do Sul, nas agendas de segurança e meio ambiente tendo em vista a contribuição desses países para a produção de bens públicos globais. Para tal, utilizamos o trabalho de Orenstein (1999) que categoriza personagens e etapas da ação coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascoal Carvalho Gonçalves, Unicamp/Fundação João Pinheiro

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). É mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias na área de concentração "Política Internacional"; Atualmente cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - na linha de pesquisa "Relações Internacionais"; Pesquisa sobre a inserção externa do Brasil na agenda multilateral de comércio. Compõe o corpo docente da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro do Estado de Minas Gerais onde atua como Gerente de Extensão e Relações Institucionais/Internacionais e leciona no Curso Superior em Administração Pública - CSAP.

Taiane Las Casas Campos, PucMinas

possui mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor adjunto III do Departamento de Relações Internacionais- Programa de Pos-Graduação Relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional r Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e social, comércio internacional, crescimento econômico, instituições internacionais e desigualdade de renda e relações do Atlantico Sul.

Downloads

Como Citar

Gonçalves, Pascoal Carvalho, e Taiane Las Casas Campos. 2017. “Provisão De Bens Públicos Globais: O Comportamento Do Brasil, Índia E África Do Sul Nas Agendas De segurança E Meio-Ambiente”. Meridiano 47 - Journal of Global Studies 15 (145):3-10. https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/4957.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.