Edição Atual

v. 6 n. 2 (2018): Dossiê Consumo e Subjetividade

O Dossiê “Consumo e Subjetividade” reúne artigos, a partir de um ponto de vista interdisciplinar, que buscam superar as análises que tomam o consumo meramente por seu caráter hedonista, efêmero e promotor de desagregação social. O esforço conjunto dos(as) autores(as) é no sentido de compreender o fenômeno em suas múltiplas manifestações, privilegiando os significados sociais e os processos simbólicos acionados pelos indivíduos nessa atividade. Os artigos buscam demonstrar a complexidade do fenômeno a partir do adensamento do saber técnico, que possibilita um ascendente processo de circulação de informações, pessoas, bens, signos e serviços que ultrapassa as fronteiras nacionais, a partir do advento da modernidade. Apesar da crença de que a atual configuração globalizada, que consolida as leis de valor do capitalismo de consumo, vem gerar uma homogeneização da cultura, os textos apresentados demonstram que o acesso aos saberes e aos bens se faz mediante uma processualidade histórica e hierarquizante, estabelecida por uma rede intricada de controles sobre a cognição e a volição dos indivíduos. A partir desse enfoque, os artigos apresentam de forma convergente como o jogo do poder, por meio do consumo, gera um ambiente simbólico marcado tanto pelas desigualdades sociais e simbólicas, por um lado, quanto pela diversidade cultural, por outro.

Publicado: 2019-08-12

Editorial

Apresentação

Artigos de Dossiês

Ensaios

Esboço de Letras

Ver Todas as Edições

ARQUIVOS DO CMD é uma publicação semestral editada pelo grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Visa divulgar resultados de pesquisas científicas na área de Ciências Sociais.

ARCHIVES OF THE CMD is a semiannual publication edited by the research group Culture, Memory and Development of the Department of Sociology of the University of Brasília. It aims to disseminate scientific research results in the area of Social Sciences.

ARCHIVOS DEL CMD es una publicación semestral editada por el grupo de investigación Cultura, Memoria y Desarrollo del Departamento de Sociología de la Universidad de Brasilia. Se pretende divulgar resultados de investigaciones científicas en el área de Ciencias Sociales.

QUALIS: 
ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA - B4
CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - B5
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO - B3
HISTÓRIA - B4
INTERDISCIPLINAR - B4
SOCIOLOGIA - B4

ISSN 2318-5422.

Indexadores:

   LivRe: Portal para periódicos de livre acesso na Internet       BASE - Bielefeld Academich Search Engine