Projeto Gráfico em Livros da Editora Cosac Naify: Cultura Material, Artesanato e Estetização

Autores

  • Leonardo Nóbrega da Silva Instituto de Estudos Sociais e Políticas (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9175

Palavras-chave:

Campo editorial, cultura material, artesanato, livro.

Resumo

Este texto discute e articula algumas das categorias presentes na prática editorial da Cosac Naify ao promover o projeto gráfico como elemento fundamental de seu projeto editorial. Qual o espaço da produção artesanal diante de dinâmicas crescentemente industriais? Por meio de entrevistas, análise de catálogos, artigos de jornal e revista, revela-se um rico panorama em que se observam diferentes projetos postos em disputa na dinâmica da editora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Nóbrega da Silva, Instituto de Estudos Sociais e Políticas (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Possui título de Mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ e de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ao Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura (NUSC) do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Interesses atuais de pesquisa: circulação de conhecimento, mercado editorial, sociologia das ideias e dos intelectuais, sociologia da cultura, teoria social, América Latina.

Referências

ABUJAMRA, Adriana. “Um Personagem à Procura de Seus Autores (Perfil de Charles Cosac)”. Jornal Valor Econômico. Jan. 2012.

ARAÚJO, Emanuel. A Construção do Livro: Princípios da Técnica de Editoração. São Paulo: Lexikon/Editora UNESP, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Une révolution conservatrice dans l´édition. Actes de la recherché en science socieales, 1999.

BOURDIEU, Pierre. A Economia dos Bens Simbólicos. In: Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CARDOSO, Rafael. “O início do design de livros no Brasil” In: CARDOSO, Rafael (org.): O Design Brasileiro Antes do Design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

COSAC NAIFY. Catálogo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

FUJITA, Fábio. As várias carreiras de um autor. Revista Metáfora. Acessado em http://revistametafora.com.br/2013/01/21/as-variascarreiras-de-um-autor/ no dia 13/08/2013.

HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997.

HUYSSEN, Andreas. “A dialética Oculta: Vanguarda ”“ Tecnologia ”“ Cultura de massa” In: Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

MASSI, Augusto. A versão de Massi. Jornal Valor Econômico. Jan. 2012.

SAPIR, Edward. “Cultura: autêntica e espúria”. Revista Sociologia e Antropologia, v. 02.04: 35-60, 2012.

SENNETT, Richard. O Artífice. Tradução de Clóvis Marques ”“ 4ªed. ”“ Rio de Janeiro: Record, 2013.

SUBIRATS, Eduardo. Da Vanguarda ao Pós-moderno. São Paulo: Nobel, 1986.

________________. “Vanguarda, mídia, metrópoles” In: Vanguarda, Mídia, Metrópoles. São Paulo, Studio Nobel, 1993.

Downloads

Publicado

2016-08-06

Como Citar

Silva, L. N. da. (2016). Projeto Gráfico em Livros da Editora Cosac Naify: Cultura Material, Artesanato e Estetização. Arquivos Do CMD, 4(1), 156–171. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9175