Tempo, Memória, Narrativa e Teoria Sociológica

Autores

  • Marisa Souza Neres Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9172

Palavras-chave:

Tempo; memória; narrativa; teoria sociológica; campo científico.

Resumo

Neste ensaio, parte-se da premissa de que as vivências experimentadas pelos seres humanos no mundo são concebidas, cultivadas, realizadas, compartilhadas, dotadas de significação em relação ao modo como se dá a percepção do tempo. Paul Ricoeur se impõe como um interlocutor fundamental. Tomando e ampliando a descrição agostiniana sobre a memória, ele propõe a noção de tempo intimamente conectada à experiência humana registrada e contada por meio de narrativas. É na mediação e na construção proporcionada pela narrativa que o tempo se torna tempo humano. A memória, assim, pode ser vista menos como um lócus depositário das lembranças, e mais como matéria-prima a partir da qual se constroem narrativas, assim como as narrativas constituem-se como matéria-prima a partir da qual se constroem memórias. Do ponto de vista sociológico, será posta em discussão a concepção de Pierre Bourdieu, demonstrando como para este autor a percepção do tempo é muito mais do que algo pertencente ao âmbito psicológico; é, antes, algo construído socialmente. Problematizar a teoria sociológica como um tipo particular e peculiar de narrativa e igualmente questionar que fatores proporcionam as causas e condições para que certas narrativas constituam certas teorias em detrimento de outras, de modo que umas e não outras sejam gravadas na memória de forma duradoura é o objeto que aqui se pretende para discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Souza Neres, Universidade de Brasília

Doutoranda (2014) em Sociologia, na Linha de Pesquisa Cidades, Cultura e Sociedade do Departamento de Pós-Graduação em Sociologia (SOL) da Universidade de Brasília - UNB. Possui Licenciatura Plena (2006) e graduação em Ciências Sociais (2003) e mestrado em Sociologia (2006) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora (afastada de suas funções para fins de doutoramento) de Sociologia da Educação e Filosofia da Educação do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação e Sociologia - GPEES. Realiza pesquisas sobre teoria sociológica, crime e violência. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, crime profissional, trabalho e educação, filosofia e sociologia.

Referências

BARTHES, Roland. Introdução à Análise Estrutural da Narrativa. In: BARTHES, Roland. et. al. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1976, p. 19-60.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas; O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’Água, 2013.

______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 2011.

______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

______. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

PASCAL. Pensamentos. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 117.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (Tomo II). Campinas, SP: Papirus, 2012.

______. Tempo e narrativa (Tomo III). Campinas, SP: Papirus, 1997

______. Tempo e narrativa (Tomo I). Campinas, SP: Papirus, 1994.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 1970.

WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. Recurso Digital. Ebook Kindle.

Downloads

Publicado

2016-08-06

Como Citar

Neres, M. S. (2016). Tempo, Memória, Narrativa e Teoria Sociológica. Arquivos Do CMD, 4(1), 79–95. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i1.9172