Trabalho Penitenciário, Suas Afetividades e Violências: Um relato de pesquisa

Autores

  • Analía Soria Batista Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9150

Palavras-chave:

Trabalho Penitenciário; afetos; violências; gestão prisional; desigualdades sociais.

Resumo

O artigo relata uma pesquisa sobre afetividades e violências no trabalho penitenciário. O processo de construção do problema, as conjecturas e as análises aconteceram em campo. O método consistiu na observação de pistas que obrigavam ao esforço empírico, à associação com conhecimentos acumulados e à reflexão sociológica. O resultado foi a construção de um modelo de analise do trabalho penitenciário que considera dimensões micro e macro políticas associadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analía Soria Batista, Universidade de Brasília

Especialista em Ciências Sociais na América Latina. É Master en Ciencias Sociales, Programa de Maestría en Ciencias Sociales - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales- FLACSO, Sede Académica Argentina (1987); Doutora, Programa de Doutorado sobre Estudos Comparados em América Latina e o Caribe, FLACSO, Sede Acadêmica Brasil e Universidade de Brasília- UnB (1993). Atualmente (2006 - ) é professora Adjunta do Departamento de Sociologia da UnB. Professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania do Departamento de Sociologia-SOL/UnB. Foi pesquisadora do Laboratório de Psicologia do Trabalho - LPT (1997-2005) do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho- PST do Instituto de Psicologia- IP da UnB. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança- NEVIS. Participa do grupo de pesquisa Transformações do Mundo do Trabalho (SOL/UnB) e Violência, Cidadania e Segurança (SOL/UnB). Tem experiência nas áreas de Segurança Publica, Sociologia do Trabalho, Psicologia do Trabalho e Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa. As pesquisas sobre Segurança Publica tem focado no sistema prisional e nos homicidios. As pesquisas sobre trabalho tem privilegiado os seguintes temas: trabalho e afetividades, demandas emocionais do trabalho, sofrimento psíquico, assedio moral , preconceito e discriminação, violência , treinamento e formação profissional. As categorias estudadas tem sido: metalúrgicos; professores/as; auxiliares administrativos/as; fiscais do trabalho; agentes penitenciários/as; policiais; profissionais de odontologia e cuidadores/as de pessoas idosas.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Sociologia. (organizado por Renato Ortiz). São Paulo: Ática, 1983.

CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: O nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. O Corpo Utópico, as Heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

GOFFMAN, Erving. The Presentation of Self in Every Day Life. Nova York, Anchor Books, 1959.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003.

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais, Morfologia e Historia. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

HUGHES, Everett, C. “Good People and Dirty Work”. Social Problems, 10: 3-11, 1962.

SORIA BATISTA, Analía. “Agentes penitenciarios y trabajo de seguridad en el sistema penitenciario de Brasilia-DF, Brasil”. In: Cholé Constant. (Org.): Pensar las Cárceles en América Latina. 1a ed. Lima (Perú): Instituto Frances de Estudios Andinos-IFEA, Laboratorio de criminología de la PUCO, Escuela de Gobie, 2016, v. 000000, p. 109-126.

SORIA BATISTA, Analia. “Estado e Controle nas Prisões”. Caderno CRH (UFBA. Impresso), v. 22, p. 399-410, 2009.

SORIA BATISTA, Analía. “Condições de trabalho dos agentes penitenciários do Distrito Federal e de Goias”. In: Sadi Dal Rosso, José Augusto Abreu Sá Fortes. (Org.): Condições de trabalho no limiar do século XXI. Brasília: Epoca, 2008, v. , p. 163-171.

SORIA BATISTA, Analía. “Agentes Penitenciários: O trabalho de segurança como uma rotina que engole”. In: Arthur Costa; Lourdes Bandeira. (Org.): A Segurança Pública no DF. Práticas Institucionais e Dilemas Culturais. Brasília: LGE, 2007, v. , p. 188-221.

WACQUANT, Loic. “Que é gueto?. Construindo um conceito sociológico”. Revista de Sociologia e Política. Curitiba , no. 23, 2004, p. 155-164.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Como Citar

Batista, A. S. (2017). Trabalho Penitenciário, Suas Afetividades e Violências: Um relato de pesquisa. Arquivos Do CMD, 4(2), 190–200. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9150

Edição

Seção

Arquivos do CMD