Apresentação do Dossiê Capitalismo Cultural

Autores

  • Elder Alves Universidade Federal de Alagoas
  • Bruno Gontyjo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9060

Palavras-chave:

Bens Simbólicos, Sociologia da Cultura, Capitalismo.

Resumo

Esse dossiê leva a termo investigações sobreobjetos empíricos muito distintos, semelhantes porque põem emrelevo um novo processo de construção do valor simbólico-materialdos objetos, artefatos, práticas, experiências, gestos, linguagens e códigos. Definitivamente, não é mais possível tratar da construção do valor simbólico apartado ou minimamente distante do valor econômico. A intensa e regular estetização contemporânea da vida, constatada e descortinada por Lipovetsky, os ampliados e infinitosusos da cultura, evidenciados por Yúdice, a competição global pelo licenciamento e controle de toda sorte de conteúdos, analisados por Martel, apenas para citar alguns, assinala que não é mais necessário consumir páginas e páginas para demonstrar o amálgama entre as formas de simbolização e capitalização ou financerização.

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Biografia do Autor

Elder Alves, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasilia (2009) e pós-doutorado em sociologia (2013) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFAL).É membro do grupo de pesquisa Cultura, memória e desenvolvimento (UnB, UESB, UFRB, PUC e UFAL) e também líder do Laboratório de Investigação sociológica (SocioLab).Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria sociológica e Sociologia da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: economia criativa; indústrias da criatividade; economia da cultura; mercados culturais no Brasil; políticas culturais, consumo cultural; cultura popular e sertão nordestino . É vice-diretor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/UFAL), consultor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), vice-coordenação do curso de licenciatura em ciências sociais à distância (ICS/UFAL).

Bruno Gontyjo, Universidade de Brasília

Professor voluntário do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do mesmo departamento. Secretário executivo do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento, vinculado ao CNPq e membro do comitê editorial da revista Arquivos CMD. Mestre em Sociologia e graduado em Sociologia (Bacharel) e Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade de Brasília. Possui publicações nas áreas temáticas de Sociologia da Cultura, Pensamento Social Brasileiro e Sociologia Urbana, com ênfase na história cultural de projetos de modernidade e modernização ligados à transformação de espaços urbanos no Brasil (Brasília e Rio de Janeiro). Atualmente vem desenvolvendo um trabalho sobre os aspectos histórico-estruturais, culturais e discursivos de grandes projetos de "requalificação urbana", suas relações com as paisagens e contextos sócio-espaciais locais, bem como as disposições práticas e cognitivo-afetivas dos usuários e habitantes. Também tem contribuído com consultorias sobre: i) patrimônio material e imaterial e políticas de significado no Brasil; ii) dinâmicas da economia cultural e indústrias criativas no Brasil; dentre outros.

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Publicado

2017-04-17

Como Citar

Alves, E., & Gontyjo, B. (2017). Apresentação do Dossiê Capitalismo Cultural. Arquivos Do CMD, 4(2), 9–10. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9060

Edição

Seção

Apresentação