Editorial

Autores

  • Thaís Alves Marinho Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Salete Nery Universidade Federal do Recôncavo Baiano
  • Bruno Gontyjo do Couto Correio Universidade de Brasília
  • Edson Silva de Farias Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9059

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Alves Marinho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2004), também em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás, 2003). Fez especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás, onde também fez o mestrado em Sociologia (2008). É doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e Pós-Doutora em Ciências Sociais pela Unisinos, atua como pesquisadora do do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento-CMD (UnB/CNPQ) e é líder do grupo Cultura, Trabalho e Cidadania (PUC Goiás/CNPQ). É editora adjunta da Revista Arquivos do CMD e editora da Revista Mosaico. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás.

Salete Nery, Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1996). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e é credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (UFRB) e pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (UnB). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: economia simbólica, consumo, cultura, moda.

Bruno Gontyjo do Couto Correio, Universidade de Brasília

Professor voluntário do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do mesmo departamento. Secretário executivo do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento, vinculado ao CNPq e membro do comitê editorial da revista Arquivos CMD. Mestre em Sociologia e graduado em Sociologia (Bacharel) e Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade de Brasília. Possui publicações nas áreas temáticas de Sociologia da Cultura, Pensamento Social Brasileiro e Sociologia Urbana, com ênfase na história cultural de projetos de modernidade e modernização ligados à transformação de espaços urbanos no Brasil (Brasília e Rio de Janeiro). Atualmente vem desenvolvendo um trabalho sobre os aspectos histórico-estruturais, culturais e discursivos de grandes projetos de "requalificação urbana", suas relações com as paisagens e contextos sócio-espaciais locais, bem como as disposições práticas e cognitivo-afetivas dos usuários e habitantes. Também tem contribuído com consultorias sobre: i) patrimônio material e imaterial e políticas de significado no Brasil; ii) dinâmicas da economia cultural e indústrias criativas no Brasil; dentre outros

Edson Silva de Farias, Universidade de Brasília

Pesquisador do CNPq. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), com doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2001). Pós-doutoramento pelo Colégio de México, onde esteve como pesquisador visitante (2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Memória: Sociedade e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia da Cultura. Pesquisa cultura popular, memória, economia simbólica e consumo cultural e formação de subjetividades artísticas. Autor dos livros: Retas que prosseguem em curvas: Tensões nos usos do contexto metropolitano brasiliense; Faces Contemporâneas da Cultura Popular; Ócio e Negócio: festas populares e entretenimento-turismo no Brasil. Práticas Culturais nos Fluxos e Redes da Sociedade de Consumidores; O Mesmo e o Diverso: olhares sobre cultura, memória e desenvolvimento; O Desfile e a Cidade: o carnaval-espetáculo carioca. Lidera o Grupo de Pesquisa em Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD ? www.culturaememoria.com.br). Editor da revista Arquivos CMD(http://www.culturaememoria.com.br/revista/index.php/cmd).

Downloads

Publicado

2017-04-17

Como Citar

Marinho, T. A., Nery, S., Correio, B. G. do C., & Farias, E. S. de. (2017). Editorial. Arquivos Do CMD, 4(2), 1–7. https://doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9059

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>