Caminhos da Cultura: perspectiva comparada entre David Hume e Norbert Elias

Autores

  • Andre Vicente Pintor Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8974

Palavras-chave:

Cultura; David Hume; Norbert Elias; subjetivação; processos de sociogênese e psicogênese.

Resumo

Este artigo buscou identificar as continuidades e descontinuidades entre as obras de David Hume e Norbert Elias com referência ao tema da vida social humana. A principal continuidade que observamos é a requisição da história como fonte explicativa dos costumes compartilhados socialmente ”“ característica essa que relacionamos ao conceito de cultura. Ademais, observamos um progressivo afastamento do princípio da racionalidade como organizador universal das relações humanas. Consequência disto é uma diferença patente na obra dos dois autores: a obra de Elias é requisitada a trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar para dar conta de compreender uma racionalidade que não é absoluta, mas relacional ”“ e que permeia processos sociais e individuais que não são apenas mentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Vicente Pintor, Universidade de Brasília

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília.

Referências

BOAS, Franz. A Formação da Antropologia Americana: 1858-1942. Organização e introdução de George W. Stocking Jr. Tradução de Rosaura Maria C. L. Eichenberg. Revisão técnica de Marco Antônio T. Gonçalves e César Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto; UFRJ, 2004.

CASSIRER, Ernst (1944). Ensaio Sobre o Homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 391p. (Tópicos).

DELEUZE, Gilles. (1953). Empirismo e Subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Trad. de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2001. 160p. (TRANS)

ELIAS, Norbert (1939). A Sociedade dos Indivíduos. Organizado por Michael Schröter. Tradução de Vera Ribeiro. Revisão técnica e notas, Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994a. 201p.

______(1939). O Processo Civilizador. Tradução de Ruy Jungmann; revisão e apresentação de Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994b. 2v.

FREUD, Sigmund. O Ego e o Id. In:______. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Comentários e Notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistidos por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996. pp. 25-80. 24v.

______. O Inconsciente. In:______. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Comentários e Notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistidos por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1974a. pp. 191-245. 24v.

______. Os Instintos e suas Vicissitudes. In:______. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Comentários e Notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistidos por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1974b. pp. 137-162. 24v.

______. Repressão. In:______. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Comentários e Notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistidos por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1974c. pp. 169-189. 24v.

HUME, David. Tratado da Natureza Humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais. Tradução de Débora Danowski. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2009.

MANNHEIM, Karl. Em Busca de uma Sociologia do Espírito. In: ______. Sociologia da Cultura. Tradução de Roberto Gambini. São Paulo: Perspectiva; Ed. da Universidade de São Paulo, 1974. Pp. 01-67. (Estudos).

SIMMEL, Georg. Como as Formas Sociais se Mantêm. In: MORAES FILHO, Evaristo de (org.). Georg Simmel: sociologia. Tradução de Carlos Alberto Pavanelli et al. São Paulo: Ática, 1983a. Pp. 46-58.

______. O Campo da Sociologia. In: MORAES FILHO, Evaristo de (org.). Georg Simmel: sociologia. Tradução de Carlos Alberto Pavanelli et al. São Paulo: Ática, 1983b. Pp.

______. O Problema da Sociologia. In: MORAES FILHO, Evaristo de (org.). Georg Simmel: sociologia. Tradução de Carlos Alberto Pavanelli et al. São Paulo: Ática, 1983. Pp. 59-78.

STRACHEY, James. Nota a Os Instintos e suas Vicissitudes. In: FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Comentários e Notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistidos por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1974. pp. 129-135. 24v.

______. Nota a O Ego e o Id. In: FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Comentários e Notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistidos por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996. pp. 15-23. 24v.

WAIZBORT, Leopoldo. As Aventuras de Georg Simmel. São Paulo: USP, Curso de Pós-Graduação em Sociologia; Ed. 34, 2000. 592p.

WATSON, John B. Behaviorism. 2. ed. Chicago e Londres: Editora da Universidade de Chicago; Toronto: 1930. 308p.

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

Pintor, A. V. (2017). Caminhos da Cultura: perspectiva comparada entre David Hume e Norbert Elias. Arquivos Do CMD, 5(1), 182–210. https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8974