Uma viagem a Parintins

Autores

  • Saulo Nepomuceno Furtado de Araújo Universidade de Brasília
  • Juliana Veloso Sá Universidade de Brasília
  • Matheus da Costa Lavinscky

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8973

Palavras-chave:

Patrimônio Imaterial; Pesquisa de Campo; Festival Folclórico; Parintins

Resumo

Neste texto, três integrantes do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimentorelatam, de diferentes perspectivas, a experiência do grupo na etapa de instrução técnica do processo de patrimonialização do Complexo Cultural dos Bois-bumbás do Médio Amazonas e Parintins, levado a cabo pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tem-se por objeto específico do relato a segunda viagem feita pelo grupo à quela região, cujo objetivo foi observar, descrever e dar base empírica às análises acerca do Festival Folclórico de Parintins e seus impactos naquele lugar, além de obter registros audiovisuais, a serem entregues ao IPHAN no formato de um dossiê escrito, um filme de longa e um de curta duração. Partindo do próprio deslocamento feito pela equipe até àquela cidade e observando os impactos do festival sobre ela, buscamos destacar na narrativa alguns dos elementos que justificam o pleito da patrimonialização da manifestação dos bumbás amazônicos, cujo centro, em consonância com a amplitude de suas formas (sociocultural, econômica, de aprendizado intergeracional etc.), é a imersão dos seus símbolos e fazeres nos modos de vida daquela região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Nepomuceno Furtado de Araújo, Universidade de Brasília

Doutorando do Programa de PósGraduação em Sociologia da UnB (PPGSOL-UnB), professor de Sociologia da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e integrante do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD).

Juliana Veloso Sá, Universidade de Brasília

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB (PPGSOL-UnB) e graduada em Artes Cênicas pela mesma instituição, integrante do grupo de pesquisa CMD.

Matheus da Costa Lavinscky

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB (PPGSOL-UnB),
integrante do grupo de pesquisa CMD. 

Downloads

Publicado

2017-12-24

Como Citar

Araújo, S. N. F. de, Sá, J. V., & Lavinscky, M. da C. (2017). Uma viagem a Parintins. Arquivos Do CMD, 5(1), 155–181. https://doi.org/10.26512/cmd.v5i1.8973