Édipo Rei: considerações sobre a versão de Pasolini para a obra de Sófocles

Autores

  • Paulo Henrique Alcântara Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8907

Palavras-chave:

Teatro, Cinema, Dramaturgia, Édipo-Rei, Pasolini.

Resumo

Este artigo está voltado para uma reflexão acerca da transposição para o cinema, assinada pelo cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1976), do clássico Édipo Rei, de Sófocles (496-406 a.C). Assim como viria a fazer com outro texto do teatro grego, Medéia, de Eurípedes, Pasolini direciona seu olhar sobre a produção teatral da Grécia Antiga para dela extrair elementos que serviram como referência de seus roteiros cinematográficos. Examinaremos, portanto, como se deu esta releitura ”há quem prefira chamar de recriação“ para a tela e quais os seus componentes. Veremos como se processa o diálogo entre teatro e sétima arte segundo um dos maiores e mais expressivos artistas italianos do século passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Alcântara, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA). Professor adjunto da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia desde 2014. Antes, foi professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Filiado aos seguintes grupos de pesquisa: Cinema e Audiovisual: Memória e Processos de Formação Cultural (UESB); Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD-Universidade de Brasília); e Dramaturgia: Mídias, Teoria, Crítica e Criação (Dramatis-UFBA). É dramaturgo e encenador.

Referências

BRANDÃO, Junito de Souza. Tragédia e Comédia. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

COSTA, Lígia Militz da & REMÉDIOS, Maria Luíza Ritzel. A Tragédia: estrutura & história. São Paulo: Editora Ática, 1988.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Narrativas Migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio: 7 Letras, 2010.

JOHNSON, Randal. “Literatura e cinema, diálogo e recriação: o caso de Vidas Secas”.In: PELLEGRINIet al. (Org).Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: Editora Senac, 2002.

RANGEL, Flávio. “Édipo Rei”“um espelho de muitas imagens”.In: SÓFOCLES.Édipo Rei.São Paulo: Abril Cultural, 1976.

ROSENFELD, Anatol. A Arte do Teatro: aulas de 1968. São Paulo: Publifolha, 2009.

ROSENFIELD, Kathrin H. Sófocles & Antígona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno[1880-1950]. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2015-07-14

Como Citar

Alcântara, P. H. (2015). Édipo Rei: considerações sobre a versão de Pasolini para a obra de Sófocles. Arquivos Do CMD, 3(1). https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8907