Cinema, memória e processos de formação cultural: algumas considerações sobre percursos de pesquisa

Autores

  • Milene Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Raquel Costa Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8904

Resumo

O texto traz reflexões ancoradas na trajetória do grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: Memória e Processos de Formação Cultural. Trata-se de explicitar caminhos trilhados nos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores que compõem o grupo, apresentando os objetos construídos a partir da relação temática entre cinema, memória e processos de formação cultural, bem como as interlocuções acadêmicas estruturadas a partir dos percursos teórico-metodológicos mobilizados nas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de PósGraduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista universitária da mesma instituição, atuando como coordenadora-geral do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb. Líder do grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: Memória e Processos de Formação Cultural, vinculado à UESB, e pesquisadora do grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento, vinculado à Universidade de Brasília. 

Raquel Costa Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda pelo Programa de PósGraduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista universitária da UESB, atuando na coordenação do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb. Pesquisadora dos grupos Cinema e Audiovisual: Memória e Processos de Formação Cultural, vinculado à UESB, e Cultura, Memória e Desenvolvimento, vinculado à Universidade de Brasília.

Referências

ALVES, Mirela Souto. A Grande Feira: cinema, cidade e memória na obra de Roberto Pires. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

_____. Razões Práticas. São Paulo: Papirus, 1996.DUARTE, Rosália Maria. Filmes, Amigos e Bares: a formação de cineastas na cidade do Rio de Janeiro.Tese (Doutorado em Educação) ”“Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

ELIAS, Norbert. Teoria Simbólica. Oeiras: Celta, 2002.

FERNANDES, Cristina Leilane Azevedo. Cinefilia em Vitória da Conquista: memórias de uma prática cinematográfica. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste daBahia, Vitória da Conquista, 2014.

GUSMÃO, Milene: Uma Janela para o Mundo: memória e cinema em Vitória da Conquista.Dissertação (Mestrado em Memória Social e Documento) ”“Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

_____. Dinâmicas do Cinema no Brasil e na Bahia: trajetórias e práticas do século XX ao XXI.Tese (Doutorado em Ciências Sociais) ”“Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

LACERDA, Glauber Brito Matos. Der Leone Have Sept Cabeças: imagens da memória no cinema de Glauber Rocha.Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2012.

LOPES. Marcelo Costa.Memória Social e Políticas Culturais nas Ações de Cinema do SESC. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2015.

LISBOA, Fátima S. G. “O cineclubismo na América Latina: idéias sobre o projeto civilizador do movimento francês no Brasil e na Argentina (1940-1970)”.In: CAPELATO, Maria; MORETIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos e SALIBA, Elias Thomé. História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2007.

OLIVEIRA, Rogério Luiz Silva de. Pensar com a Luz: a memória criativa do diretor de fotografia. Qualificação (Doutoradoem Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.

RODRIGUES, Sara Martin.Imagem Cinematográfica e Memória no Diálogo entre Bergson e Deleuze. Dissertação(Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2011.

SAMPAIO, Joslan Santos. Nem Verdade, nem Mentira: a ficção histórica e cinematográfica. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.

SANTOS, Raquel Costa. Lição de Coisas: Igreja Católica e formação cultural para o cinema no Brasil e na Bahia.Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) ”“Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

_____.O Projeto Católico Latino-Americano de Educação pelo/para o Cinema na Infância:o Plan de Niños e a experiência brasileira. Qualificação (Doutoradoem Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.

SILVA, Veruska Anacirema Santos da. Memória e Cultura: cinema e aprendizado de cineclubistas baianos dos anos 1950. Dissertação (Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade) ”“Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2010.

Downloads

Publicado

2015-07-14

Como Citar

Gusmão, M., & Santos, R. C. (2015). Cinema, memória e processos de formação cultural: algumas considerações sobre percursos de pesquisa. Arquivos Do CMD, 3(1). https://doi.org/10.26512/cmd.v3i1.8904