D’Os desastres de Sofia a Sofia, a desastrada: a sobrevivência da literatura de um mundo desaparecido

Autores

  • Vera Chacham Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/cmd.v3i2.8892

Palavras-chave:

Condessa de Ségur; Herberto Sales; Sofia a desastrada

Resumo

Em 1913, Jacques Zeiller se perguntava “se os livros de Mme. De Ségur são feitos para desenvolver nas crianças um sentido exato da vida social atual.  Após mais de um século das palavras deste estudioso da obra da condessa, alguns de seus livros ainda sobrevivem, inclusive fora da França. No Brasil as primeiras traduções de seu primeiro grande sucesso, Les malheurs de Sophie, existem desde fins do século XIX e são portuguesas. A primeira edição brasileira dos “Desastres de Sofia” é da Editora do Brasil na década de 1950, mas talvez a mais conhecida, ou reconhecida, seja a tradução e adaptação do escritor Herberto Sales Sofia, a desastrada-, na década de 70, pela Edições de Ouro. Por meio de comparações entre essas três edições poderemos perceber, em parte, como a obra da “condessa” sobreviveu ao longo do século XX em suas traduções brasileiras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Chacham, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em História, Mestre em Sociologia, Doutora em Literatura Comparada (UFMG). Tem vários artigos publicados sobretudo nas áreas de memória, patrimônio e literatura de viagens.

Referências

CONDESSE DE SÉGUR. Les Malheurs de Sophie. Ebook PDF Atramenta. Version 1.7.1 (avril 2003).

CONDESSE DE SÉGUR. Les malheurs de Sophie (13e éd.).Paris: Hachette, 1880.

CONDESSE DE SÉGUR. Os desastres de Sophia; traduizido [sic] da edição franceza por Abranches Gallo; gravuras de H. Castelli. Paris; Lisbonne: Livrarias Aillaud, Bertrand, [192-?]. 255 p.: il. (48 gravuras); 17cm.

CONDESSE DE SÉGUR. Sofia, a desastrada; As meninas exemplares; As férias; tradução e adaptação Herberto Sales. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

SÉGUR, Condessa de. Os desastres de Sofia. Tradução de Sônia Maria Penteado Pizza. São Paulo: Editora do Brasil, 1ª ed 195-.

HEYWOOD, Sophie. The Comtesse de Ségur: Catholicism, Children’s Literature and the “Culture`s Wars” in Nineteenth Century. Thesis for Doctorate of Philosophy History University of Edinburgh 2008.

BIBLIOTECA NACIONAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Exposición del libro brasileno contemporâneo. Rio de Janeiro, Madrid: abril 1959. LEÃO, Andréa Borges. A Condessa de Ségur no Brasil ”“Fortuna editorial e recriação literária nas Edições de Ouro. Intercom ”“Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ”“Santos ”“29 de agosto a 2 de setembro de 2007.

LEÃO, Andréa Borges. Além da nação: Sophie de Ségur no campo literário infantil brasileiro Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº. 34. Brasília, julho-dezembro de 2009, pp. 157-178.

LEÃO, Andréa Borges. O processo civilizador de Sophie de Ségur: uma aventura editorial entre dois mundos. In: XII Simpósio Internacional Processo Civilizador. Recife, Brasil: novembro de 2009.

MAY, Michelle Ann. The Republic andits children: french children’s literature, 1855-1900. Urbana, Illinois, 2010.

ZEILLER, Jacques. La comtesse de Ségur. Paris: Librairie Bloud & Cie, 1913.

Downloads

Publicado

2016-01-11

Como Citar

Chacham, V. (2016). D’Os desastres de Sofia a Sofia, a desastrada: a sobrevivência da literatura de um mundo desaparecido. Arquivos Do CMD, 3(2), 95–108. https://doi.org/10.26512/cmd.v3i2.8892

Edição

Seção

Artigos de Dossiê