O Casamento Sob a Mira Da Autoria Feminina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Adriana Maria de Abreu Barbosa

Resumo

Leitura feminista apoiada no conceito de formação discursiva(FD) de contos das autoras brasileiras Marina Colasanti, Ana Miranda e Kátia Borges. Tomando o texto literário como lócus de tecnologia de gênero(Lauretis,1994),  procuro descobrir o que permanece e o que se altera em termos estéticos e temáticos nas narrativas dessas autoras na passagem do século XX ao XXI no que tange os conceitos de gênero e o ideário feminista(OLIVEIRA,1993). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BarbosaA. M. de A. (2014). O Casamento Sob a Mira Da Autoria Feminina. Arquivos Do CMD, 2(2). https://doi.org/10.26512/cmd.v2i2.7506
Seção
Artigos de Dossiês
Biografia do Autor

Adriana Maria de Abreu Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Semiologia pela UFRJ; Professora Adjunta da Cadeira de Teoria da Literatura no Departamento de Ciências Humanas e Letras da  UESB; Coordenadora do Grupo de Estudos em teorias do Discurso(GETED)

Referências

AMADO, Jorge. Gabriela, Cravo e Canela. Crônica de uma cidade do interior. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BARBOSA, Adriana Maria de Abreu.Ficções Do Feminino. Vitoria da Conquista: Edições UESB, 2011.
_____. “Modos dever ler e escrever no século XXI.” Litterata, v. 1, N. 2 jun./dez. 2011(b).
_____. “(Re) visões de gênero: escritoras na imprensa brasileira.” In: CUNHA, Helena Parente (Org.). Violência Simbólica e estratégias de dominação. Rio de Janeiro: Editora da Palavra& Programa de Pós graduação em Ciência da Literatura da Faculdade Letras da UFRJ, 2011(c),
_____. “Educação e desenvolvimento integral da pessoa humana: um caminho para a paz”. In: ALMEIDA, Jorge Miranda de (Org.). Pressupostos da educação para uma cultura ética da paz. São Paulo: Companhia ilimitada, 2010.
_____. “Transgressão, identidade feminina e outrocidade na poesia marginal de Ana C.”. In:CUNHA, Helena Parente. (Org.). Desafiando o cânone. Aspectos da literatura de autoria feminina na prosa e na poesia.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.
_____. “O feminismo atualizado na poesia de Valéria Villela, Teresa Cristina Meirelles Oliveira, Sandra Fernandes, Beatriz Scorcio Chacon.” In: CUNHA, Helena Parente (Org.). Além do cânone. Vozes femininas e estreantes na poesia dos anos 90. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.
COLASANTI, Marina. Fragatas para terras distantes. Rio de Janeiro:Record, 2004.
CUNHA, Helena Parente (Org.). Violência Simbólica e estratégias de dominação. Rio de Janeiro: Editora da Palavra& Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da Faculdade Letras da UFRJ, 2011.
HEINE, Palmira. Tramas e temas em Análise de Discurso. Curitiba: Editora CRV, 2012
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia no cotidiano escolar.” In: MISKOLCI, Richard; PELÚCIO, Larissa (Orgs.). Discurso fora da ordem: sexualidade, saberes e direitos.São Paulo: Annablume; FAPESP, 2012.
LAURETIS, Teresa de. “A tecnologia do gênero.” In: HOLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). O feminismo como crítica da cultura.Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LEITE, Ligia ChiappiniMoraes Leite. O foco narrativo. 3ed. São Paulo: Editora Ática, 1987.
LOGDE, David. A arte da ficção. Porto Alegre: L&PM, 2011.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista.11ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MURARO, Rose. Um mundo novo em gestação. Campinas: Verus, 2003.
OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. Elogio da diferença: o feminismo emergente. 3. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Tradução: Christine Rufino Dabat &Maria Betânia Ávila. Gender: a useful category of historical analyses. Gender and the politics of history. New York, Columbia University Press, 1989.
SOARES, Angélica. Gêneros Literários. 5. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999.
WOOLF, Virgínia. Um teto todo seu. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.