Eu quero é botar meu bloco na Rua foliões, o carnaval de rua e a fotografia na Exposição “Festa brasileira, fantasia feita à mão” do CRAB.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cristiano Cardoso Silva
Maria Alice Rezende Gonçalves

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer algumas considerações sobre foliões, o carnaval de rua e a fotografia a partir da apreciação da Exposição “Festa brasileira, fantasia feita à mão”, do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro do Rio de Janeiro. A exposiçãoapresenta um grande panorama das festas populares brasileiras, mostrando assim sobre a influência das culturas africanas, ameríndias e europeias na composição dos festivais brasileiros. Contando com materiais diversificados, a exposição apresenta fantasias em tamanho real como também material sonoro e multimídia, que registram esses festejos. Dada a relevância do carnaval na cidade do Rio de Janeiro, a curadoria da exposição dedica três salas a este festival: a Sala dos Espelhos, o Barracão e Entre nessa Festa!. Nessas salas encontramos retratados a figura do folião de rua, o ofício do artesão de uma das escolas tradicionais da cidade e os blocos de rua. A apreciação da exposição nos leva a concluir que o carnaval do Rio é uma expressão popular que resiste ao tempo, se reconfigura e incorpora novas formas de fazer e de brincar o carnaval, apresentado o povo como o dono da rua e da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaC. C., & GonçalvesM. A. R. (2019). Eu quero é botar meu bloco na Rua. Arquivos Do CMD, 5(2). https://doi.org/10.26512/cmd.v5i2.22013
Seção
Artigos de Dossiês

Referências

BARTHES, ROLAND. A Câmara Clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BENJAMIN, Walter. “Pequena História da Fotografia” in: Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense. 2012

BLOCO DA PRETA. Desfile do Bloco da Preta 2018. Disponível em https://www.facebook.com/events/2062341793997079/(visualizado em 13 de março de 2018).

BLOCO SARGENTO PIMENTA. Bloco Sargento Pimenta – quem somos. Disponível em https://www.blocodosargentopimenta.com.br/ (visualizado em dezembro de 2017)

BURKER, Peter. Fotografia e retrato In: Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo. Editora Unesp. 2017

CASTRO CAVALCANTI. M.L.V.de .& GONÇALVES.J.R.S. Cultura, Festas e Patrimônios. In: MARTINS.B. & DIAS DUARTE.L.F. (org): Horizontes das ciências sócias no Brasil: antropologia. São Paulo: ANPOCS. 2010.

CRAB. Festa brasileira. Fantasia feito à mão. Rio de Janeiro. 2017. Disponível em http://www.crab.sebrae.com.br/exposicoes/7/festa-brasileira---fantasia-feita-a-mao. (Visualizado em 14 de janeiro de 2018.)

COURI, Cristina. A Revitalização do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. 2013 Disponivel em http://www2.sidneyrezende.com/noticia/208418+a+revitalizacao+do+carnaval+de+rua+do+rio+de+janeiro (visualizado em 11 de março de 2018)

DA MATTA, R. O Que Faz o Brasil, Brasil, Rio de Janeiro:Rocco, 1986

--------------------- Carnavais, Malandros e Heróis. Rio de Janeiro:Zahar. 1983.

FERRETTI.S. Repensando o Sincretismo. São Paulo; São Luís:Edusp;Fapema, 1995.

GONÇALVES. M.A.R. & RIBEIRO. A.P.A. Festas Populares de Matriz Africana e a Escola. In: Diversidade e Sistema de Ensino Brasileiro. Rio de Janeiro: Outras Letras.2012.

GLOBO. Prefeitura estuda diminuir número de blocos para carnaval de 2019. 2018. Disponível em https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2018/noticia/prefeitura-estuda-diminuir-numero-de-blocos-para-carnaval-de-2019.ghtml (visualizado em 11 de março de 2018).

MARTINS, Miguel. Sérgio Sampaio, 70 anos: bloco na rua, samba-enredo no asfalto. 2017. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/cultura/sergio-sampaio-bloco-na-rua-samba-enredo-no-asfalto (visualizado em 11 de março de 2018).

PONTES. Fernanda. Carnaval de Rua Polêmico: marchinhas tradicionais saem de cena por conter letras politicamente incorretas. 2017. Disponível em http://blogs.oglobo.globo.com/gente-boa/post/carnaval-de-rua-polemico-marchinhas-tradicionais-saem-de-cena-por-conter-letras-politicamente-incorretas.html (visualizado em Janeiro de 2018)

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO D JANEIRO. Confira a programação completa dos blocos de rua do Carnaval 2018. 2018. Disponível em http://prefeitura.rio/web/guest/exibeconteudo?id=7614527 (visualizado em Janeiro de 2018)

ROUVENAT. F. & SANTOS. D. 'Choradeira pura', diz Crivella sobre críticas ao carnaval do Rio. 2018. Disponível em https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/choradeira-pura-diz-crivella-sobre-criticas-ao-carnaval-do-rio.ghtml (visualizado em 11 de março de 2018).

SEBASTIANA. Disponível em http://www.sebastiana.org.br/ (visualizado em 11 de março de 2018).